-->

IFRO leva estudantes para aula prática na 37ª Expocol, e professor destaca importância do evento como “laboratório da vida real”

Share:
“Esses eventos são excepcionais para a formação dos alunos”

Vilhena, RO - Na manhã desta quinta-feira (12), o professor Abílio da Paixão Ciríaco, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), esteve no Parque de Exposições Marcos Donadon, em Colorado do Oeste, com estudantes dos cursos de Zootecnia (nível superior) e Técnico em Agropecuária.

A atividade fez parte da programação da 37ª Expocol, e foi aproveitada pelo educador como uma oportunidade para ministrar aulas práticas diretamente no ambiente da feira agropecuária.

Em entrevista exclusiva, Abílio explicou que a aula teve como base a disciplina de “Noção de Morfologia e Preparo de Animais para Exposição”, diretamente relacionada ao contexto do evento.

“Estou com duas turmas aqui. A turma do curso superior veio desenvolver um trabalho de extensão, enquanto o pessoal do curso técnico está acompanhando. O superior executa, e o médio observa, porque eu tinha aula com os dois hoje e aproveitei para unir os conteúdos e gerar um aprendizado mútuo, num formato proveitoso para todos”, disse o professor.

Durante a visita ao parque, os alunos analisaram características morfológicas dos animais expostos, como bezerras e vacas de leite, observando padrão racial, sanidade e comportamento. Segundo Abílio, esse tipo de análise é mais eficaz quando feita em ambientes como a Expocol, onde há uma diversidade de exemplares em um só lugar.

“Esses eventos são excepcionais para a formação dos alunos. É aqui que eles podem comparar animais, ver na prática o que aprendem em sala e ter contato direto com produtores. Isso desperta mais o interesse deles. No campo, às vezes, as coisas passam despercebidas, mas aqui os sentidos estão mais atentos”, destacou.

O professor também ressaltou a importância do contato dos estudantes com a realidade do produtor rural. “Falo em sala sobre preparar animal para exposição, mas quando eles chegam aqui e veem os cuidados necessários, como o uso de técnicas, trato, manejo, isso se torna muito mais concreto para eles. É, de fato, um laboratório da vida real”, completou.

Ao final da entrevista, Abílio agradeceu à organização da Expocol, aos produtores que receberam os estudantes com abertura e respeito, além das instituições como a Prefeitura de Colorado do Oeste, Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e Associação dos Criadores de Colorado do Oeste. “Essas parcerias são essenciais. Que possamos cada vez mais estreitar a relação entre o IFRO e os eventos do setor agropecuário”, concluiu.

Ainda dentro da programação educativa, os estudantes participaram de palestra técnica com o tema ” Mercado da Pecuária, perspectivas e tendências da pecuária de corte e leite para os próximos anos".



Fonte: Folha do Sul

Nenhum comentário