
Com 8 obras que receberam dinheiro da União paralisadas, Vilhena é o terceiro município rondoniense em empreendimentos parados, atrás de Porto Velho e Ji-Paraná
Vilhena, RO - Em todo o país, são quase 12 mil obras paralisadas, é o que aponta um relatório produzido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Conforme o balanço, em 2024 o TCU identificou 11.941 obras paralisadas no país, o que corresponde a 52% das contratações vigentes. Ou seja, mais da metade dos empreendimentos contratados com recursos federais está “empacada”.
O levantamento aponta que a maioria das obras paradas são em áreas primordiais, com Saúde, Educação Básica e Infraestrutura.
O ranking de Estados com mais obras paralisadas é liderado pelo Maranhão. Lá, o TCU encontrou 1.232 empreendimentos nessas condições, representando 62% das contratações com recursos federais naquele.
A Bahia ocupa a segunda posição, com 972, totalizando um percentual de 57% do total de contratos no Estado e, na terceira posição, está o Pará, com 938, unidade federativa do norte com o maior percentual de obras paradas entre os três primeiros: 77%.
Rondônia figura na 24ª posição, com um total de 141 obras com recursos federal paralisadas, 19 delas na capital, o que coloca Porto Velho na liderança do ranking rondoniense de obras inacabadas, com um investimento superior a R$ 17 milhões. Ji-Paraná é o segundo município do Estado com o maior número de obras paradas, 10 no total. Investimentos que, somados, estão avaliados em mais de R$ 4 milhões. Na terceira posição desse ranking indesejado, aparece Vilhena, com 8 obras paradas, avaliadas em mais de R$ 98 milhões, incluindo a mais cara delas, a macrodrenagem.
Analisando os dados referentes aos sete municípios que compõem a região do Cone Sul rondoniense, são 20 obras paralisadas, correspondendo a um investimento do Governo Federal de mais de R$ 112 milhões. Vale destacar que os municípios de Cabixi e de Corumbiara não têm obras com investimento federal paralisadas (CONFIRA NAS IMAGENS SECUNDÁRIAS).








Fonte: Folha do Sul
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