No Dia Mundial da Água, SAAE descobre contaminação na rede de distribuição causada por fossa na calçada em avenida central de Vilhena - VILHENA ONLINE - NOTÍCIAS DE VILHENA E RONDÔNIA -->

No Dia Mundial da Água, SAAE descobre contaminação na rede de distribuição causada por fossa na calçada em avenida central de Vilhena

Share:
“É uma provável contaminação por líquido de esgoto de fossa”

Vilhena, RO - No Início da noite de ontem, data em que estava sendo comemorado o Dia Mundial da Água, um problema grave foi constatado na rede de distribuição em um trecho da avenida Marechal Rondon, na região central de Vilhena.

A reportagem conversou com Eraldo Dal Posolo, diretor do SAAE, autarquia municipal que cuida da distribuição de água e da coleta de lixo na cidade, e ele explicou a situação, afirmando que o problema provavelmente foi provocado por uma fossa séptica construída na calçada.

Após coletar amostras e constatar que a água exalava forte odor, além de apresentar uma coloração “estranha”, o SAAE vai abrir as redes para verificar a extensão da contaminação, e aconselha aos moradores próximos a não consumir o produto.

A denúncia que levou a autarquia a investigar o problema partiu da funcionária de uma garagem de veículos que também já havia trabalhado no SAAE, ao perceber o mau cheiro exalado pelo líquido que chegava às torneiras da empresa.

Eraldo diz que o problema não tem nada a ver com a captação, e sim com a distribuição. E esclarece que apenas a adutora mais fina, que leva a água da rede mais grossa para as casas e comércios, teria sido afetada pelo vazamento da fossa.

Após abrir as redes de distribuição e constatar o que está acontecendo, o SAAE irá isolar a fossa para normalizar o fornecimento. Até o momento, há sinais de contaminação em duas quadras da avenida Marechal Rondon, nos fundos da agência da Caixa Econômica Federal.

“É uma provável contaminação por líquido de esgoto de fossa. O pessoal está fazendo a varredura nas imediações para detectar de onde vem a contaminação”, explicou Dal Posolo.



Fonte: Folha do Sul

Nenhum comentário