Entenda como funciona equipamento de segurança que teria evitado barco “rodopiando” na água e homem desaparecido no rio Guaporé - VILHENA ONLINE - NOTÍCIAS DE VILHENA E RONDÔNIA -->

Entenda como funciona equipamento de segurança que teria evitado barco “rodopiando” na água e homem desaparecido no rio Guaporé

Share:
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Vilhena iniciaram as buscas

Vilhena, RO - Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Vilhena iniciaram hoje as buscas pelo morador de Cerejeiras que desapareceu ontem nas águas do rio Guaporé. O acidente aconteceu na cidade de Pimenteiras do Oeste, próximo à entrada do rio Santa Cruz.

A esposa de Adriano Balansin, o homem que desapareceu após cair na água, foi encontrada dentro do barco acidentado, que estava girando no leito do rio. Bastante assustada, ela foi levada ao Hospital Municipal de Pimenteiras para receber atendimento médico (ENTENDA O CASO).

Ainda sem explicações oficiais sobre o que teria acontecido, pescadores veteranos que costumam frequentar o local do desaparecimento comentam as possibilidades mais prováveis.

Uma delas é que Adriano, que pilotava a embarcação, tenha dado partida com o motor ligado, o que teria feito o barco rodopiar na água. Uma pessoa que resgatou a mulher a bordo gravou áudio compartilhado no WhatsApp revelando que ela conseguiu controlar o barco com as orientações recebidas.

Uma explicação ainda mais técnica foi dada pelo comando do Corpo de Bombeiros de Vilhena, que enviou uma equipe ao local do acidente: “Nesse caso em especifico é necessária a perícia ser realizada para de fato constatar com precisão o que houve. Mas, a grosso modo podemos observar que é de extrema importância a utilização de alguns equipamentos para se adentrar a qualquer tipo de embarcação, como colete salva-vidas e também Chave Corta Corrente Cordão Motor de Popa Universal, com botão, que teria evitado que a embarcação ficasse girando. .A chave corta-corrente cordão com botão é um dispositivo de segurança utilizado em motores de popa, que serve para desligar o motor em caso de emergência ou para evitar acidentes. O dispositivo é composto por um cabo (cordão) que é acoplado ao pulso do operador e um botão (chave), que por sua vez é fixado no painel de controle da embarcação.

Para desligar o motor, o operador precisa puxar o cabo que está acoplado ao pulso, o que causa o acionamento do botão na chave corta-corrente. Isso interrompe o fluxo de energia elétrica para o motor, desligando-o imediatamente. Esse mecanismo é útil em situações de emergência, como quando uma pessoa cai na água e é puxada pela hélice, por exemplo.

O uso da chave corta-corrente cordão com botão é obrigatório em muitos países e pode ajudar a evitar acidentes graves em embarcações. É importante verificar regularmente o funcionamento da chave corta-corrente e substituí-la em caso de danos ou desgaste excessivo”.





Fonte: Folha do Sul

Nenhum comentário