Governo de Rondônia disponibiliza exame morfológico no Centro de Diagnóstico por Imagem - VILHENA ONLINE - NOTÍCIAS DE VILHENA E RONDÔNIA

Governo de Rondônia disponibiliza exame morfológico no Centro de Diagnóstico por Imagem

Share:

Para realizar o exame a gestante deve primeiramente se direcionar a uma Unidade Básica de Saúde

Vilhena, RO - Com o objetivo de atender e dar acessibilidade para gestantes realizarem exames morfológicos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou abertura de uma agenda extra, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), e os atendimentos estão sendo feitos todo sábado e domingo.

A diretora do CDI, Carla Alves, enfatizou que o serviço vem acontecendo há três meses. “Até o momento já atendemos cerca de 280 gestantes. Esse atendimento extra é uma medida da gestão de Rondônia para suprir a demanda das grávidas que aguardam para fazer o procedimento”, ressaltou.

Para realizar o exame a gestante deve primeiramente se direcionar à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, e ser regulada para o mesmo. Após isso, a Central de Regulação do Estado entrará em contato via WhatsApp ou ligação, para agendar o dia e horário da consulta. É importante que os dados da paciente estejam atualizados, podendo ser alterados em qualquer posto de saúde.

Com nove meses de gravidez, Juliana Laís comentou a respeito da experiência de ter ido realizar o exame. “Nessa reta final do período gestacional é importante acompanhar de perto para ver se está tudo bem, eu e o meu esposo estamos com muitas expectativas e estou muito feliz por ter tido essa oportunidade”, destacou.

COMPROMISSO

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, destacou o trabalho da unidade na realização do exame. “O CDI conta com profissionais qualificados e serviço humanizado para atender às necessidades específicas das gestantes, contribuindo não apenas para a saúde individual, mas também para o desenvolvimento saudável das futuras gerações”, pontuou.

EXAME MORFOLÓGICO

O procedimento permite identificar possíveis malformações e também descobrir o sexo do bebê. Além disso, o exame morfológico analisa o tamanho do bebê, verifica os batimentos cardíacos e confirma a idade gestacional.

Nenhum comentário