Quer começar a malhar? Veja 7 dicas para iniciar nos exercícios físicos - VILHENA ONLINE - NOTÍCIAS DE VILHENA E RONDÔNIA

Quer começar a malhar? Veja 7 dicas para iniciar nos exercícios físicos

Share:
Iniciar uma atividade física pode ser um desafio para algumas pessoasBanco de imagens/Pexels/Karolina Grabowska


O início de um ano costuma ser um momento em que muitas pessoas fazem planos e metas, decidindo implementar hábitos saudáveis em suas rotinas.

A reportagem ouviu os professores de educação física Marina Rocha e André Cavalcanti e preparou uma lista com dicas para tirar do papel a meta de se exercitar em 2024. Veja abaixo.

1 – Faça um check up cardiológico

“Procure um profissional de saúde. O treinador é muito importante, porque ele vai definir como você vai começar, mas, além disso, é preciso buscar um médico, porque é preciso uma assistência, no mínimo um parecer cardiológico”, diz o professor de educação física André Cavalcanti.

2 – Tenha metas realistas

“É muito complicado, principalmente para quem nunca treinou, traçar essas metas. É por isso que o auxílio de um treinador é importante, para evitar excessos que provoquem muitas dores que possam comprometer a continuidade dos exercícios“, afirma o profissional.

3 – Escolha uma modalidade que te dê prazer

“É mais fácil manter um hábito se ele nos traz prazer”, destaca a professora de educação física Marina Rocha.

“Se você não gosta de nada, teremos um problema, mas, em teoria, você deve buscar uma atividade física que você goste, pelo menos no começo, porque isso vai dar continuidade aos treinos”, completa Cavalcanti.

4 – Estabeleça uma rotina

“Com uma rotina estabelecida, fica mais fácil se exercitar. Exemplo: ir três dias da semana, mesmo sem definir quais dias exatamente. É para criar uma rotina dentro das possibilidades individuais de cada pessoa”, diz o professor.

“O melhor horário para treinar é o que dá para encaixar na sua rotina”, completa.

5 – Faça as atividades perto de casa ou do trabalho

“Fazer a atividade em locais próximos de casa, do trabalho, ou em rotas comuns na rotina, facilita o acesso ao exercício físico. Isso funciona bastante porque evita que a preguiça atrapalhe os objetivos”, afirma Marina Rocha.

6 – Tenha paciência! Não pule etapas

“Começar uma nova atividade pode ser desafiador no início, mas vai trazer muitos benefícios em saúde e qualidade de vida a longo prazo”, diz a professora.

7 – Reconheça suas conquistas

“Quando a gente fala de atividade física, não tem só a questão estética como resultado. Há outros benefícios ligados à saúde, tanto física quanto mental”, destaca o professor.

“Fique feliz com melhoras na glicemia, na respiração, no bem-estar. São essas pequenas coisas palpáveis, que às vezes a gente não observa, que vão fazer motivar a continuidade e progresso da atividade física”, finaliza Cavalcanti.




Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário