Confira três alimentos que emagrecem e ajudam a rejuvenescer o cérebro - VILHENA ONLINE - NOTÍCIAS DE VILHENA E RONDÔNIA

Confira três alimentos que emagrecem e ajudam a rejuvenescer o cérebro

Share:
Foto: Reprodução

Vilhena, RO - A alimentação desempenha um papel fundamental para a saúde do cérebro. Isso porque, à medida que envelhecemos, o órgão passa por mudanças que afetam diversas funções cognitivas. Neste caso, seguir uma dieta rica em antioxidantes e incluir três superalimentos na rotina pode ajudar a proteger e rejuvenescer "a cuca".

De acordo com estudos na área, a dieta mediterrânea verde tem efeitos positivos sobre o cérebro por ser rica em polifenóis e conter menos carnes vermelhas ou processadas. Para aumentar os benefícios, recomenda-se o consumo de nozes, chá verde e mankai, uma lentilha d’água que cresce em lagoas de água doce.

Para chegar a essa conclusão, um ensaio clínico publicado no Journal of the American College of Cardiology investigou 300 participantes durante 18 meses. Neste período, eles consumiram diariamente 28 gramas de nozes, três a quatro xícaras de chá verde e uma xícara de smoothie de mankai.

A equipe responsável pela pesquisa também analisou 102 pessoas que atendiam aos critérios de obesidade. Eles fizeram uma tomografia cerebral no início e no final do estudo, além de outros exames para verificar a saúde do fígado e demais aspectos afetados pela doença.

Os resultados, então, revelaram uma redução de 1% no peso corporal. "Fomos encorajados ao descobrir que mesmo uma perda de peso de 1% era suficiente para afetar positivamente a saúde do cérebro e reduzir a sua idade biológica em 9 meses", enfatizou Galia Avidan, autora do estudo.

A melhora da saúde do cérebro, juntamente com a perda de peso, foi associada a alterações em outras medidas biológicas, como a diminuição da gordura hepática e a queda das enzimas hepáticas.



Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário