Vilhena, RO - Buscando ainda mais a melhoria da educação básica em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves sancionou, nesta semana, a Lei Complementar nº 912, de 23 de agosto de 2022, que cria e implanta o Programa Alfabetiza Porto Velho. O objetivo da lei é garantir que os estudantes da rede municipal de ensino sejam alfabetizados até o 3º ano do ensino fundamental.
O texto propõe acompanhar, monitorar e sugerir intervenções que potencializem o desenvolvimento das ações pedagógicas; fortalecer ainda mais a capacitação dos professores; realizar acompanhamento pedagógico personalizado às crianças do 1º ao 3º ano e oferecer os subsídios necessários para o desenvolvimento das suas habilidades; entre outros itens.
Em relação às metas estipuladas pela nova lei, 85% das crianças devem ser alfabetizadas já no primeiro ano. As demais deverão ser alfabetizadas até o final do 2º bimestre do ano seguinte. No 3º ano será trabalhada a ampliação da leitura e compreensão de texto.
A lei estipula, ainda, como metas a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a redução do abandono e da evasão escolar, além de ações efetivas para os alunos que não alcançarem níveis satisfatórios de aprendizagem ao final do 1º semestre.
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Professores do município passam por capacitação para execução do programa
“O programa Alfabetiza Porto Velho já vem sendo implementado na nossa rede, com formações e acompanhamentos sistêmicos dos nossos estudantes. O que acontece é que agora o programa se tornou lei, ou seja, ele passa a ser uma política de Estado”, comentou a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.
Na prática, com a criação da lei, o programa passa a ter uma força maior dentro da rede municipal de ensino de Porto Velho e fortalece as ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que já vem trabalhando todas as estratégias para que os alunos sejam alfabetizados na idade certa.
ALFABETIZAÇÃO
Conforme o texto sancionado, aluno alfabetizado é aquele que se torna capaz de ler e escrever palavras e textos com autonomia e compreensão, conhece as menores unidades fonológicas da fala e tem habilidade para utilizá-las intencionalmente, além de fluência em leitura oral.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
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