Secretários de segurança de todo o Brasil estiveram reunidos para debater políticas públicas
Vilhena, RO - Rondônia participou do 3º Encontro Extraordinário do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizado em São Paulo, na quarta-feira (16). O evento, que encerrou na quinta-feira (17), reuniu secretários de segurança de todo o Brasil para debater políticas públicas no combate à criminalidade, e compartilhar práticas bem-sucedidas entre as diferentes unidades da Federação.
Durante o encontro, foram abordados temas como “Audiências de custódia”, “Técnicas de abordagem policial”, “Monitoramento eletrônico” e “Indicadores de criminalidade”.
ALINHAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a presença de Rondônia nesse evento é fundamental para alinhar as políticas públicas de segurança com as melhores práticas nacionais. “A troca de conhecimentos e experiências nos possibilita implementar ações mais eficazes no combate à criminalidade, garantindo mais segurança para a população,” pontuou
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, também destacou a importância da integração com os demais estados: “Participar de um evento dessa magnitude nos permite não só conhecer novas tecnologias e estratégias, mas também apresentar o que tem dado certo em Rondônia. Essa articulação é essencial para que possamos aprimorar nossos serviços de segurança e oferecer respostas mais rápidas e eficientes à sociedade.“
COP 2024
A realização simultânea da COP 2024, um evento internacional voltado à segurança pública e atividade policial, trouxe ainda mais relevância ao encontro. Rondônia, com sua participação ativa, espera colher frutos a partir das discussões e debates travados no evento, impactando positivamente a segurança pública do estado.
CONSESP
O Consesp, criado em 2003 e transformado em conselho em 2022, tem como missão representar os interesses comuns das secretarias de segurança dos estados junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de propor medidas para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Nenhum comentário