Comitê de Crise Hídrica e operações contra incêndios florestais estão entre as medidas adotadas desde o agravamento do fenômeno El Niño
Vilhena, RO - O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, do União Brasil, informou, em pronunciamento, as medidas que o estado tem tomado para enfrentar os impactos do El Niño e o aumento dos incêndios florestais desde novembro de 2023.
"Desde que o El Niño começou, em novembro de 2023, nossos rios foram seriamente afetados e a crise hídrica se agravou", disse o governador, ao mencionar as ações emergenciais adotadas.
Segundo Marcos Rocha, foi criado o Comitê de Crise Hídrica, responsável por coordenar as ações diante da situação. "Tomei medidas imediatas para proteger nossa população", afirmou, ressaltando que o governo está "trabalhando firmemente para minimizar os impactos dessa situação tão grave".
Além da crise hídrica, o governador destacou o aumento dos incêndios no estado e os esforços para combatê-los. "Em junho de 2024, intensificamos a Operação Verde Rondônia. Já fizemos mais de 11 mil ações preventivas e combatemos quase 4 mil incêndios", disse. Em 27 de agosto, o governo assinou o Decreto nº 29.417, declarando situação de emergência em razão das queimadas. "Não estamos medindo esforços para resolver essa situação", acrescentou.
Entre as iniciativas para garantir o abastecimento de água em áreas críticas, Marcos Rocha mencionou a perfuração de mais de 200 poços em locais como escolas e unidades de saúde, além do monitoramento da qualidade da água através da Operação "Vigiágua".
No combate aos incêndios, o governador destacou a mobilização das forças estaduais, com reforços nas equipes do Corpo de Bombeiros atuando em áreas como o Parque Estadual de Guajará-Mirim. "Vamos seguir lutando dia após dia para proteger nossas florestas, nossas comunidades e garantir um futuro melhor", afirmou.
Fonte: Rondônia Dinamica
Nenhum comentário