Em 85 cidades do Brasil, lulistas e bolsonaristas serão aliados nas eleições municipais; uma delas fica no Cone Sul de Rondônia - VILHENA ONLINE - NOTÍCIAS DE VILHENA E RONDÔNIA -->

Em 85 cidades do Brasil, lulistas e bolsonaristas serão aliados nas eleições municipais; uma delas fica no Cone Sul de Rondônia

Share:
Leandro Vieira só precisa do próprio voto para se eleger em Corumbiara

Vilhena, RO - Adversários nacionalmente, o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, são aliados em 85 cidades do país para apoiar o mesmo candidato a prefeito.

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram divulgados na manhã desta sexta-feira (16). No entanto, como os partidos podem pedir substituição de candidatos até 16 de setembro, as informações podem mudar.

Como o PT, PCdoB e PV estão juntos na federação partidária Federação Brasil da Esperança desde 2022, esses partidos, por tabela, também estão na aliança com o PL nessas cidades.

A federação partidária consiste na união de dois ou mais partidos para atuarem nacionalmente como se fossem um só por pelo menos quatro anos. Nesta modalidade de aliança, as siglas funcionam como um único partido no Congresso, dividindo Fundo Partidário, tempo de televisão e unificando o conteúdo programático.

Há uma outra modalidade de aliança, chamada de coligação, mas a diferença é que ela vale só para cargos majoritários (como prefeito) e pode ter vigência apenas no período eleitoral e abrangência regional.

EM RONDÔNIA
Entre as 85 cidades onde acontecerá essa estranha aliança, uma fica em Rondônia: trata-se de Corumbiara, onde o atual prefeito, Leandro Vieira, do União Brasil, será candidato único. A campanha dele é composta pelas seguintes agremiações: DC, Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FE BRASIL (PT/PC do B/PV), MDB, PL, PODE, REPUBLICANOS, UNIÃO.

Só existe uma possibilidade, e muito remota, de Leandro não conquistar o segundo mandato: se toda a população de Corumbiara deixar de votar e ele mesmo não comparecer às urnas, já que apenas um voto lhe garante a vitória.




Fonte: Folha do Sul

Nenhum comentário